Jaqueline Silveira

Com plenário quase vazio, vereadores reclamam da debandada de colegas em sessão

Com plenário quase vazio, vereadores reclamam da debandada de colegas em sessão

Foto: TV Câmara: (Repodução)

Depois das votações na sessão de terça-feira, Plenário da Câmara de Santa Maria estava quase vazio como mostram as mesas

A Câmara de Santa Maria iniciou a sessão de terça-feira com os 21 vereadores em Plenário, contudo, ao final, por volta das 20h35min, só haviam sete parlamentares, quórum mínimo para evitar o encerramento da reunião.


​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Como a presença dos vereadores é obrigatória apenas na ordem do dia, ou seja, na votação de projetos, tem sido rotina a ausência de parlamentares após a análise dos projetos. Na terça, não foi diferente, como mostra a imagem com as mesas vazias. Werner Rempel (PCdoB) foi um dos mais descontentes com a situação, reclamando que deixou de tratar sobre a pavimentação de ruas pelo fato de o Plenário estar quase vazio. Ele defendeu a mudança “na ordem dos trabalhos”, no caso os pronunciamentos primeiro para depois a votação das matérias.


Nome dos colegas

 
O petista Valdir Oliveira também fez coro na reclamação de Rempel. Outra que se disse desapontada com o esvaziamento após a ordem do dia foi Luci Duartes (PDT), Tia da Moto. No momento em que foi à Tribuna, às 20h14min, estavam presentes no Plenário nove parlamentares, que ela fez questão de enumerar: Adelar Vargas (Bolinha), o presidente Givago Ribeiro (PSDB), Helen Cabral (PT), Juliano Soares (PSDB), Juba, Manoel Badke (União Brasil), Maneco, Pablo Pacheco (Progressistas), Tony Oliveira (Podemos), Valdir Oliveira e Werner Rempel.


 Governo Leite anuncia Republicanos no Piratini, e deputado Carlos Gomes assume de secretário

 

Depois da pedetista, Rudys Rodrigues (MDB) foi à Tribuna fazer sua manifestação – nessa altura, restavam apenas sete parlamentares. Ele foi último a falar. No encerramento da sessão, às 20h35min, o vereador Maneco, que presidia o Legislativo, agradeceu aos colegas que deram quórum para o emedebista conseguir falar. 


Presidente


Nesta quarta-feira, Givago esclareceu que precisou sair uns minutos antes do final da sessão para cumprir uma agenda, às 20h30min, como presidente da Casa. O vereador, que está de presidente da Câmara, normalmente, tem alguns compromissos, que acabam coincidindo com a sessão, como ocorreu na terça-feira. Agora, os demais parlamentares deveriam ter a agenda livre nas terças e quintas-feiras, afinal são os dois dias de sessão.


Com agenda livre

 
Às vezes é, claro, ocorre um imprevisto, mas a ausência de vereadores tem sido muito frequente na Casa do Povo, tanto nas terças-feiras quanto nas quintas-feiras. Permanecer até o fim da sessão não é respeito só com os colegas, mas com a comunidade que os elegeu para serem vereadores, e umas das suas funções é participarem das sessões.


Crítica de parlamentares:

"Já há várias legislaturas que eu considero que nós precisamos modificar a ordem dos trabalhos desta Casa. Nós precisamos, primeiro, fazer os pronunciamentos para depois fazermos as votações. Nós temos presença obrigatória no Parlamento nas votações, mas não temos nas falas. É por isso que nós temos precisamos inverter as falas, têm de ser antes das votações para obrigar todos a ficarem aqui, porque senão isso aqui vira a Casa da Mãe Joana.
Werner Rempel, PCdoB


"Primeiro, vereador Werner Rempel! Tem aqui, neste vereador, total concordância com sua manifestação. Há muito tempo, venho falando isso também, da necessidade que esse Parlamento exerça de fato uma de suas prerrogativas, que é o debate político para que as pessoas compreendam a opinião de cada um, o que defendem. E todo aquele que fala, precisa ouvir também. A gente tem acompanhado aqui muitos que falam e, depois, não ouvem.”
Valdir Oliveira, PT


“Vereador Werner! Concordo plenamente com o senhor. É difícil a gente ficar até essa hora para vir à tribuna falar e, muitas vezes, não ter nem para quem falar”.
Luci Duartes, PDT, Tia da Moto


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governador não virá na Romaria, União Brasil faz plenária e ação contra Bolsonaro é rejeitada Anterior

Governador não virá na Romaria, União Brasil faz plenária e ação contra Bolsonaro é rejeitada

Governo Leite anuncia Republicanos no Piratini, e deputado Carlos Gomes assume de secretário Próximo

Governo Leite anuncia Republicanos no Piratini, e deputado Carlos Gomes assume de secretário

Jaqueline Silveira